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ESFIHAS ABERTAS

A esfiha é um daqueles alimentos que se tornou um fenômeno mundial no ramo culinário. Ela se tornaram um sucesso por três motivos.
1-) Gostosas;
2-) Práticas para comer;
3-) Baratas.
Elas são vendidas desde casa especializadas em comida árabe até em bares.

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HISTÓRIA DA ESFIHA

Existe a dúvida se a origem da esfiha é siria ou libanesa, entretanto o mais certo é que seja libanesa.

Os fenícios que era uma antiga civilização em que se localizavam onde hoje se situa o Líbanos e parte da Síria e Israel, acrescentavam carne e cebola no pão sírio, antecessor da esfiha.

Assim que o Iraque passou a cultivar cultivar trigo, cevada, pistache, nozes, romãs e figos, foi criado então o pão chato e redondo. Surgiu a esfiha então quando  o Líbano introduziu o hábito de acrescentar em cima do pão a carne e a cebola.

Curiosamente esse costume chegou na Itália durante as Cruzadas, mas os italiannos substituíram a carne por queijo e adicionaram tomate e foi assim que surgiu a pizza. A esfiha fechada surgiu no Ocidente.

A esfiha aberta que conhecemos chegou no Brasil com os imigrantes sírio-libaneses, entre os séculos XIX e XX. A esfiha que já existe há mais de 3 mil anos mas essa maravilha chegou no Brasil tardiamente.

COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DE VENDAS DE ESFIHAS?

Muitas pessoas tem dificuldade de começar qualquer tipo de negócio, seja pela falta de preparo, tempo, medo ou dinheiro.

O modelo de negócio de esfiharia é um tiro certo se você fornecer produtos de qualidade. Por ser um alimento barato tanto para produzir como para vender, as pessoas adoram justamente pelo preço e pela praticidade para comer.

As esfihas podem ser feitas de diversos tamanhos, modelos e infinitos sabores. Usando ingredientes de qualidade, carinhos naquilo que está fazendo e dedicação é garantia de sucesso.

Você pode estar se perguntando em como começar a vender. O outro lado bom de produzir esfihas é que você pode começar dentro de casa mesmo e vender sobe encomendas. Ou até então investir em um trailer e vender nas ruas. Pode também investir mais e abrir um estabelecimento fixo. Existem inúmeros jeitos de vender esfihas é só atiçar a sua criatividade.

ESFIHA ABERTA CLÁSSICA

Ingredientes massa:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 30 g de fermento biológico seco
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar refinado (125 g)
  • 125 ml de óleo de soja
  • 500 a 700ml de água morna
  • 1 colher de (sopa) sal refinado
  • fubá para polvilhar

Ingredientes recheio de carne:

  • 700g de carne moída
  • 5 tomates picados
  • 1 cebola picada
  • 1/2 xícara (chá) de hortelã
  • suco de 2 limões
  • sal e pimenta a gosto

Ingredientes recheio de queijo:

  • 700g de queijo branco amassado
  • 1 xícara de salsinha picada
  • 1 xícara de cebolinha picada
  • 6 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1 colher de (chá) fermento em pó (serve para dar consistência e uniformizar o recheio)
  • sal a gosto

Modo preparo recheios:

  • Junte todos os ingredientes do recheio escolhido.
  • Misture bem, amassando com as mãos e reserve.

Modo de preparo massa:

  1. Misture 500 ml de água (reserve o restante) com o fermento e o açúcar e deixe descansar por 10 minutos.
  2. Junte a farinha (separe uma pequena parte), o óleo e o sal.
  3. Misture com uma colher de pau.
  4. A seguir, despeje e sove a massa sobre uma superfície enfarinhada.
  5. Acrescente o restante da farinha alternado com a água aos poucos até que a massa fique com aparência homogênea e desgrude das mãos.
  6. Deixe descansar por 10 minutos.
  7. Após descansar, divida a massa em 2 partes iguais e faça um rolo grosso com cada uma delas.
  8. Tome como medida três dedos e corte toda a massa em pedaços iguais.
  9. A seguir, faça bolinhas usando o fubá para polvilhar e dar formato a massa. Utilizando os dedos, achate cada bola fazendo laterais altas (como um ninho).
  10. Acomode os discos na forma polvilhada com fubá e deixe descansar por 15 minutos.
  11. Coloque uma pequena porção de recheio sobre cada disquinho de esfiha. Espalhe o recheio por igual e asse em forno pré-aquecido a 180º.
  12. Sirva quente ou fria.

A EXTREMA IMPORTÂNCIA DA HIGIENE

Mesmo que você comece o seu empreendimento dentro de casa é necessário que você consiga um alvará de funcionamento para dores de cabeça com a Vigilância Sanitária.

Para conseguir um alvará você deve procurar a Vigilância Sanitária da sua cidade para que você não se surpreenda com eventuais multas.

Pesquise sobre cursos de higiene e manipulação de alimentos pois isso irá facilitar que você consiga o alvará e as demais licenças necessárias.

É necessário você pensar não só no seu empreendimento mas também no seu cliente. Não queremos prejudicar a saúde dele.

Visto isso vamos algumas dicas essenciais básicas de higiene:

Sempre quando for começar a preparação das suas esfihas siga as seguintes etapas:

  • Tire os anéis
  • Lave bem as mãos com sabonete neutro ou detergente
  • Use luvas, toucas e um avental

A touca é extremamente importante. Antes colocar a touca prenda o cabelo, afinal não queremos que caia um cabelo no meio do recheio da suas esfihas. Além de ser extremamente desagradável para o nosso cliente, isso prejudica e muito imagem da empresa.

REGULARIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

Com o crescimento do seu o negócio o ideal é que você  formalize a sua empresa. Através da MEI (Microempreendedor Individual) é possível oficializar o seu negócio com um faturamento mensal de R$:6750,00

A MEI permite que você consiga créditos bancários para aumentar o seu negócio e o custo mensal para a manutenção da MEI é de R$:50,00.

INVISTA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Facebook e Instagram possuem um alcance muito grande de pessoas. São elas as responsáveis por maior parte da divulgação da sua marca. Nelas você pode colocar o seu contato para que façam encomendas. Tire fotos de dar água na boca das suas esfihas, pois isso conquista seus potenciais clientes. 

Crie uma marca, isso lhe dará mais credibilidade diante dos clientes. Faça adesivos  e estampe o nome da sua marca nas caixinhas de encomenda de esfihas. Quando for criar uma marca escolha o visual mais simples, ou seja, sem muita informação e foque mais no nome da marca, isso garante que as pessoas guardem o nome.