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COOKIES

Os cookies como muitas outras coisas surgiram por acidente. Confeiteiros para verificar a temperatura do forno antes de colocar um bolo, colocavam pequenos bolos que eram chamadas de “koekj”, que significa pequeno bolo.
O cookie que conhecemos hoje que é aquele com gotas de chocolate infundidas foi criado no Estados Unidos pela americana Ruth Wafield, em 1930. Ela e o seu marido tinham um restaurante e resolveram inventar um bolo com pedaços de chocolate no meio, os chocolate não derreteram e transformou no atual cookie que virou sucesso de venda.

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Tudo sobre COOKIES

COMO SÃO FEITOS?

Os cookies existem diversas maneiras de serem feitos. Podem ser achatados, moldados, refrigerados, em barras ou enrolados.

O cookie tradicional é feito com uma massa doce, assados em porções. Eles combinam muito no café da manhã e da tarde. O bom dos cookies que existe um leque de sabores para explorar.

Muita gente não sabe, mas a versão original do cookie é molinha e não crocante como essa que compramos nos supermercados aqui no Brasil. Eles são molinhos por dentro e crocantes por fora.

Para fazer um cookie você nunca deve bater à massa no liquidificador o ideal é sempre incorporar os ingredientes batendo com um fue. Se você bater no liquidificador o resultado será de um cookie super duro.

INOVE NOS SABORES

É muito legal inovar nos sabores. Você pode fazer um cookie meio a meio  dois tipos de massa uma de chocolate e outra de baunilha. Pode também aromatizar a sua massa com gengibre ou canela. Troque a tradicional nozes por amendoim, pistache, avelã, etc.

Não fique preso a um sabor especifico as pessoas gostam de experimentas sabores diferentes.

Inove também nos formatos

Ao invés de fazer o cookie redondinho como de costume por que não mudá-los também? Compre forminhas de diversos tipos como de coração, árvore de natal, bichinhos, estrela, boneco de neve, etc.

É POSSÍVEL LUCRAR VENDENDO COOKIES?

Sim! O investimento além de ser muito baixo, você pode obter lucros acima de 300%.

O preço de venda do cookie vai variar de região para região e também de acordo com os ingredientes em que for usar. Mas vamos ao números:

O preço de custo da produção de 1 cookie gira em torno de R$:0,50 e ele pode ser vendido a R$3,50

O lucro será de R$:3,00. Se você vender uma média de 50 cookies ao dia de segunda a sábado, você terá lucrado R$:900,00. No mês  R$:3600,00.

FORMALIZAÇÃO DA EMPRESA

Com o crescimento na venda de cookies você ira querer formalizar a sua empresa, pois assim você consegue obter créditos bancários para dar um investimento na sua empresa. Por meio da MEI (Microempreendedor Individual) é possível oficializar o seu negócio com um faturamento mensal de R$:6750,00 e o seu custo mensal é de apenas R$:50,00.

DE OLHO NA HIGIENE

A falta de higiene é a maior responsável para o negócio não dar certo, você pode estar famosa no ramo, um deslize nesse quesito  e o seu negócio pode vir por água abaixo.

Vamos as dicas:

  • Tire os anéis;
  • Lave bem as mãos com sabonete neutro ou detergente;
  • Use luvas, toucas e um avental;
  • Limpe a bancada em que for trabalhar;
  • Muito cuidado para não tossir ou espirra pois além de ter anti-higiênico isso pode afetar diretamente na conservação do alimento;

Todo cuidado é pouco em relação a higiene um vacilo e as pessoas começarão a falar mal da empresa para todos, pode ter certeza que nunca mais voltarão. Portanto, muito cuidado.

ANÁLISE DE POTENCIAIS CLIENTES

Os clientes são a razão da existência do seu empreendimento, portanto o seu produto deve atender a necessidades deles. Comece perguntando por amigos, familiares e descubra de que tipo de cookies eles gostam e de que tipo gostariam de experimentar. Deixe uma amostra do seus cookies junto com seu cartão de visitas e peça a opinião deles do que acharam.

COOKIES DE SUCESSO GARANTIDO

  • Cookie de chocolate
  • Cookie de baunilha com gotas de chocolate
  • Cookie com caramelo, chocolate e macadâmia
  • Cookie de manteiga de amendoim
  • Cookie de chocolate branco com amêndoas
  • Cookie três chocolates
  • Cookie de avelã
  • Cookie de banana de chocolate
  • Cookie integral
  • Cookie vegano de gengibre

Aqui a receita de um dos cookies mais tradicionais:

Cookie de baunilha com gotas de chocolate:

Ingredientes

  • 100 gramas de manteiga em temperatura ambiente;
  • 150 gramas de farinha de trigo;
  • 60 gramas de açúcar mascavo;
  • 60 gramas de açúcar crista;
  • 1 ovo grande;
  • 1 colher de chá de fermento para bolos;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha;
  • 1 xícara de chocolate meio amargo ralado ou picado;

Modo de preparo

  • Pré aqueça seu forno a 180 graus.
  • Bata a manteiga com os açúcares até que vire um creme claro e fofo, então acrescente o ovo e bata até misturar.
  • Peneire a farinha dentro do creme de manteiga, a baunilha, o sal e o fermento, bata apenas para misturar.
  • Coloque as raspas de chocolate e misture com uma espátula.
  • Em uma forma forrada com papel manteiga, disponha colheradas da massa de modo que fique bem espaçadas uma da outra, pois o cookie tende a se expandir quando é assado.
  • Leve ao forno por aproximadamente 12 minutos ou até que as bordas comecem a ficar douradas.
  • Retire ele da forma com ajuda de uma espátula (ele ainda estará mole) e coloque pra secar numa grade, para que não junte umidade embaixo dele enquanto seca.
  • Se você não tem grade para biscoitos, use as grades do fogão.
  • Deixe esfriar e sirva.

MÍDIAS SOCIAIS

Para alavancar a divulgação do seu negócio e alavancar as vendas, uma ferramenta importante são as mídias sociais. Nelas você pode colocar o seu contato para que façam encomendas. 

Será necessário que você crie uma marca, pois isso lhe garante mais confiança perante os seus clientes. A dica é que você crie uma logomarca simples, focando apenas no nome. As pessoas tendem a associar mais rapidamente o nome quando não tem muita informação na marca.

INGREDIENTES E EMBALAGENS

Aqui talvez e a coisa mais importante para o seu negócio decolar. Sempre utilize ingredientes de qualidade, isso afetará positivamente diretamente no sue cookie e o inverso também. Se você usar ingredientes de má qualidade o seu cookie não será um sucesso. Querer economizar aonde não deve é um tiro nos dois pés.

Muito não dão a devida atenção a embalagem em que vai o seu cookie mas isso é um erro enorme, afinal a embalagem é o cartão de entrada do seu produto. Utilizando embalagens bonitas chama muito mais a atenção das pessoas.

LUGARES COM POTENCIAL ENORME DE VENDAS

Os melhores lugares para você vender cookies são na frente de escolas e faculdade. O público jovem adora uma guloseima bem feita. Você vai se assustar com a facilidade que terá para vender todos os seus cookies em um dia. Principalmente nas faculdade em que as pessoas são mais independentes.